domingo, 28 de setembro de 2014

RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM

O Projeto é uma proposta Pedagógica que utiliza a Metodologia Telessala, da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que objetiva atender aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, com idade igual ou superior a 15 anos, cursando a 6ª e 7ª série, que estão em distorção idade/série/ano em unidades educacionais da rede estadual localizadas em Salvador e Feira de Santana.

Aqui na EEPNV o Projeto começou em março e apesar das dificuldades enfrentadas, vem se desenvolvendo satisfatoriamente, graças ao empenho da Equipe de Gestão, da professora Eliete França e professora Rosália, além dos estudantes interessados e comprometidos.
VISITA DOS REPRESENTANTES DA FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

sábado, 27 de setembro de 2014

PROGRAMA ATENÇÃO À SAÚDE DO PROFESSOR

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de caráter interdisciplinar, nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia, com ações de prevenção e promoção à saúde dentro de escolas da rede pública estadual de ensino e no SAC/Educação. 
No dia 29 de sembro de 2014 a equipe multidisciplinar realizou um atendimento a EEPNV. Participaram desse encontro além de professores, todos os funcionários da escola e a equipe gestora. Segundo a avaliação dos participantes, as atividades foram bastante proveitosas e significativas.
REFLETINDO COM A NUTRICIONISTA


DINÂMICA COM A PSICÓLOGA
DINÂMICA COM O FONOAUDIÓLOGO

DINÂMICA COM A ASSISTENTE SOCIAL
DINÂMICA COM O FONOAUDIÓLOGO

REFLETINDO COM A NUTRICIONISTA

DINÂMICA COM A ASSISTENTE SOCIAL

REFLETINDO COM A NUTRICIONISTA
REFLETINDO COM A NUTRICIONISTA

MAIS EDUCAÇÃO

As Atividades do Programa Mais Educação já fazem parte do cotidiano da EEPNV. Implantadas desde 2009, vem contribuindo com o ensino regular reforçando-o ou reapresentando-o de forma lúdica, dinâmica e prazerosa. Foram reiniciadas com as Oficinas de Letramento, Matemática, Esporte, Informática, Teatro e Promoção de Saúde.
ACOLHIMENTO E 1ª REUNIÃO COM OS MONITORES
PROMOÇÃO DE SAÚDE
HORA DO ALMOÇO
HORA DO ALMOÇO

OFICINA DE TEATRO
OFICINA DE INFORMÁTICA


domingo, 31 de agosto de 2014

ATLETA NA ESCOLA - COMPETIÇÃO ESCOLAR DE ATLETISMO

O Programa Atleta na Escola, integrante do plano de ações do PDDE  Qualidade, dentre outras coisas, visa difundir a prática desportiva entre os estudantes brasileiros, desenvolver valores olímpicos e paraolímpicos entre os jovens e adolescentes,  favorecer a identificação de jovens talentos numa perspectiva de formação educativa integral que concorra para a elevação do desempenho escolar e esportivo dos alunos. A competição escolar de Atletismo foi realizada no Parque Metropolitano de Pituaçu em Salvador. Modalidades: arremesso de peso feminino e masculino - corrida de resistência feminina e masculina - corrida de velocidade feminina e masculina – salto em distância feminina e masculina. Categorias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
MOMENTO DAS INSCRIÇÕES

NO PARQUE METROPOLITANO DE PITUAÇU SALVADOR

NO ÔNIBUS RUMO AO PARQUE

 PÚBLICO FEMININO

RUMO AO PARQUE

RUMO AO PARQUE

AS COMPETIÇÕES























































































































































































ESCOLA E COMUNIDADE UMA PARCERIA PRA LÁ DE NECESSÁRIA

A Catarata é uma das principais causas de cegueira no Brasil. Para felicidade de todos, é uma doença curável através de cirurgia e colocação de lentes intra-oculares especiais. É o processo de opacificação do cristalino, que prejudica a visão que pode acometer um ou os dois olhos. Trata-se de um processo comum em pessoas idosas.
Através de mutirões, o Ministério da Saúde pretende acabar com a longa espera por cirurgias de catarata no país de 260 mil pacientes. Isso deve ocorrer nos próximos três anos, ou até que a lista de seja atendida.
Do mesmo modo, o glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos no nervo óptico, nervo que carrega informações visuais do olho até o cérebro.
Em muitos casos, os danos ao nervo óptico resultam de um aumento da pressão ocular, também conhecida como pressão intraocular.

A nossa escola cumprindo a sua função social disponibilizou uma de suas dependências à Clínica Pró Oftalmo de Salvador que no dia 06 de maio, realizou exames investigativos e forneceu encaminhamento para pessoas idosas acima de 50 anos ou aquelas que possuem históricos da doença na família, pertencentes à comunidade local e de entorno. A comunidade ficou muito agradecida pela iniciativa.













 

O JOGO DE XADREZ NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES


A partir do jogo com xadrez é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
As atividades com xadrez na nossa escola é responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de alguns grupos. Assim, o projeto é mais uma iniciativa do professor de Matemática, Emerson de Oliveira, que visa incentivar os alunos participarem das inovações necessárias para a melhoria da aprendizagem.

Objetivos
• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;

• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.



















































sábado, 30 de agosto de 2014

CONSELHO DE CLASSE

Com o objetivo de ressignificar o Conselho de Classe para que ele funcione como análise das condições de ensino, foi realizada a 1ª reunião, no dia 24 de maio, com toda a equipe (gestora e docente) para avaliar o sentido e a contribuição do Conselho para a melhoria da aprendizagem.