domingo, 13 de fevereiro de 2011

JORNADA PEDAGÓGICA













Aconteceu no período de 01 a 04 de fevereiro de 2011, na Escola Natália Vinhaes a Jornada Pedagógica da Rede Estadual de Ensino, onde gestores, professores e outros profissionais dos espaços educativos discutiram e planejaram mais um ano letivo, compartilhando com a proposta do Secretário da Educação o professor Osvaldo Barreto, de fazer desse encontro um momento estratégico para refletir sobre a realidade da escola e planejar o ano letivo, tendo como objetivo melhorar o desempenho dos estudantes tomando como base os índices de desempenho da escola. Na ocasião o grupo pode refletir sobre a idéia de se posicionar interdisciplinarmente objetivando um trabalho mais solidário e interligado dirigido por objetivos claros com fins na capacitação dos alunos na leitura e na escrita. Para nortear as discussões e o planejamento optou-se pelo tema “Por uma atitude interdisciplinar na produção de leitura e escrita de textos com vistas nos resultados da Escola”. A Programação do encontro foi toda orientada pela Superintendência da Educação Básica:
Terça-feira 01/02/2011
Abertura da Jornada Pedagógica pelo dirigente escolar, focalizando os objetivos e apresentando a proposta de trabalho para da escola.
 Exibição de filme sobre Anísio Teixeira;
 Transmissão, pela internet (TV Todos pela Escola), das orientações do Órgão Central para 2011, abordando os seguintes aspectos:
- Perspectivas institucionais para o ano letivo;
- Projeto pedagógico, currículo, planos de curso, medidas de garantia de percurso educativo digno (recuperação paralela, ressignificação da dependência, reclassificação, consolidação da leitura e da escrita);
- Indicadores educacionais: avaliações e censo escolar;
- dados da Escola 10;
- procedimentos a serem assegurados no planejamento da escola, criando oportunidades para a consolidação da leitura e da escrita;
- quadro de pessoal e programação de carga horária (organizar aulas dos professores da mesma matéria nos mesmos horários).
 Esclarecimentos/complementações via Web, sobre as orientações institucionais para o ano letivo de 2011 (intervenções a partir de perguntas ou comentários, por chat).
 Apresentação e discussão de indicadores da escola, com vistas a assegurar a utilização das informações no planejamento da ação pedagógica:
- dados do censo escolar: índices de distorção idade-série, taxas de aprovação, reprovação e abandono; - dados da Escola 10;
- indicadores externos.
- níveis de proficiência na Prova Brasil, resultados do Avalie (Ensino Médio);
- inventário de dificuldades de aprendizagem e conteúdos críticos identificados por professores da Rede.
Quarta-feira 02/02/2011
 Síntese da avaliação do desempenho da escola em 2010, considerando os indicadores apresentados no dia anterior.
 Elaboração da proposta de trabalho da escola para 2011, considerando os indicadores e enfatizando o que precisa ser melhorado:
- Plano anual de trabalho da equipe gestora;
- Planos de Curso da escola, por componente curricular:
 Elaboração do planejamento pedagógico da escola para 2011, enfatizando as aprendizagens prioritárias em cada série e considerando:
- currículo referenciado
- inventário de dificuldades dos alunos;
- mapa de conteúdos críticos e a necessidade de articulação entre disciplinas ou áreas de conhecimento.

Quinta-feira 03/01/2011
 Elaboração do Plano de ensino de cada componente curricular, por série, destacando: objetivos, conteúdos, procedimentos didáticos e materiais de ensino-aprendizagem. Considerar os documentos encaminhados (inventário e mapa dos conteúdos críticos) e as contribuições de cada área para consolidar a leitura e a escrita.

Sexta-feira 04/02/2011
 Socialização e discussão do trabalho realizado nos dias anteriores (plano anual de trabalho da equipe gestora e planejamento didático dos professores), destacando: ajustes necessários para melhorar o funcionamento da escola e a aprendizagem dos estudantes.
 Planejamento dos encontros de AC para o primeiro semestre de 2011, definindo cronograma, conteúdos, metodologia e responsáveis pelo planejamento e pela coordenação.
 Elaboração do plano da Aula Inaugural na Unidade Escolar.

A efetivação do processo de envolvimento do educador em um trabalho interdisciplinar, é realizado através da interação professor/aluno, professor/professor, pois a educação só tem sentido no encontro.
“Se há interdisciplinaridade, há encontro, e a educação só tem sentido no encontro. A educação só tem sentido na “mutualidade”, numa relação educador-educando em que haja reciprocidade, amizade e respeito mútuo”. (Fazenda, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido?

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