domingo, 5 de maio de 2013

AC GERAL

As ACs gerais fazem parte do bloco de experiências exitosas da escola e foi criada como  estratégia de mantenção do diálogo efetivo com a equipe docente, em decorrência da inexistência do Coordenador Pedagógico na nossa escola e acontecem mensalmente, além dos encontros regulares por área de conhecimento.
O primeiro encontro ocorreu no dia 20 de abril quando os seguintes assuntos foram analisados e discutidos.

A dinamica dos trabalhos aconteceu da seguinte maneira:
PENSAMENTO DO DIA
Aprenda com a natureza: “O rio atinge os seus objetivos porque aprende a contornar obstáculos” Chico Xavier

COMBINADO DO DIA
A fim de aperfeiçoar o tempo combinamos...
Se concentrar no foco/tema;
Exercitar a escuta;

PAUTA
Análise da PROPOSTA CURRICULAR
Análise dos PLANOS DE CURSO E DE UNIDADE: entrega individual, quem ainda não recebeu os materiais.
Análise dos DIÁRIO DE CLASSE/MAPA DE UNIDADE: identificação da turma; procedimentos de anotações sobre o aluno; registro dos conteúdos; procedimento de uso (quem entrega a quem devolve e as rasuras); obrigatoriedade das chamadas dos alunos; quem é responsável pelas alterações do documento e como proceder.
BOLETINS DE RENDIMENTO: prazo para entrega aos alunos
APOIO DOS PROFESSORES ÀS AÇÕES DISCIPLINARES DA ESCOLA EM VEZ DE SE QUEIXAR a equipe diretiva em seguida permanecer de bem com o aluno (a), fingindo que nada aconteceu. Para o aluno a direção
DESENVOLVIMENTO DE HÁBITOS E ATITUDES NA SALA DE AULA INICIANDO PELOS PROCEDIMENTOS DOS TRABALHOS DIDÁTICOS COTIDIANOS, NO QUE SE REFERE A: CHAMADA; ARRUMAÇÃO DA SALA PARA SE INICIAR O TRABALHO DIÁRIO; APRESENTAÇÃO DO SEU ROTEIRO DO DIA; PREPARAÇÃO DOS MATERIAIS DE USO PESSOAL; COMBINADOS PARA AS SAIDAS DA SALA A FIM DE SATISFAZER AS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS; HÁBITOS DE FALAR E OUVIR COLETIVAMENTE;
TRABALHOS EXTRACLASSE: orientações gerais pelo professor, locais de pesquisa e de reuniões com a equipe.
PRAZO PARA SOLICITAÇÕES E AGENDAMENTO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS: 03 DIAS (TEXTOS EDITADOS)
PROJETOS: divulgação e desenvolvimento, articulação com o Plano de Curso e de Unidade.
  1. REDUÇÃO DO USO DE DROGAS NA ESCOLA (curso)
  2. GESTAR (trabalhar aos sábados, mesclar com o simulado); FACE; TAL; AVE; JERP; CIENCIAS NA ESCOLA, OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA, PROVA BRASIL.
  3. ATIVIDADES DE CAMPO: visita ao Parque das Dunas, recomendações.
  4. PARCERIA/ESCOLA COMUNIDADE - Além dos muros da escola: Dança clássica, Iniciação à capoeira (a partir de 11 anos) alunos e comunidade do entorno.
Art. 7º - Para o desenvolvimento de atividades complementares pelos professores pertencentes ao Quadro Especial de que trata o art. desta Lei, deverão ser reservadas as cargas horárias estabelecidas no Anexo III.
§ 1º - Considera-se Atividade Complementar a carga horária inerente às atribuições do cargo e destinada à preparação e avaliação do trabalho didático, bem como às reuniões pedagógicas, pelos professores em efetiva regência de classe, com participação coletiva dos docentes, por área de conhecimento, e ao aperfeiçoamento profissional, de acordo com a proposta pedagógica de cada Unidade Escolar.
Fonte: Lei 12578/12 | Lei nº 12.578 de 26 de abril de 2012 da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário