domingo, 19 de maio de 2013

PROGRAMA GESTAR NA ESCOLA


A 1ª Oficina - Respeitando às diferenças
O projeto-ação Um Gestar em cada Escola é uma ação de intervenção que tem por objetivo ajudar os alunos no desempenho escolar e estimular experiências em sala de aula que orientem práticas pedagógicas motivadas pelas necessidades dos estudantes, busca também, assistir os educadores no desenvolvimento da função social da escola e dar melhores condições para que os alunos possam atingir o nível de ensino adequado à sua realidade escolar.

A 1ª oficina foi organizada pela Professora Hilmária Cerqueira, articuladora e professora de Língua Portuguesa, a qual, apesar de focalizar a leitura e produção de texto, priorizou a metodologia do trabalho interdisciplinar, envolvendo a integração dos conteúdos, através de uma sequência didática que foi desenvolvida pelos professores das diversas disciplinas.

Sequência Didática
Objetivo
Debater sobre algumas questões relacionadas ao preconceito;
Pesquisar e conhecer a cultura indígena, abordando sua história, como a perda de terras e a aproximação dos indígenas dos brasileiros “brancos”, a cultura alimentar, como a produção dos alimentos, a saúde, como índice de mortalidade e de natalidade, a cultura artística, entre outros assuntos relevantes que forem surgindo no decorrer da conversa.
Explorar alguns aspectos da linguagem do texto: formal e não formal;

Procedimentos
Três dias antes
Solicitação de gravuras de jornais ou revistas coerentes com os assuntos que serão tratados durante a aula;

No dia da aula
Exibição dos vídeos “Cada um com o seu jeito” e “Na roça é diferente”.
Leitura do trecho de uma novela infantil “Porã”, do gaúcho Antônio Carlos Hohlfeldt, jornalista, professor e também autor de vários livros de literatura infantil e juvenil.
Mobilização da turma ao debate, comentário ou reflexão acerca dos assuntos abordados nos vídeos e no texto; intervenções do professor (a) direcionadas a coerência das interpretações dos textos;
Produção, orientada, de variados gêneros textuais, organizando-os em painéis;
Exibição dos trabalhos finais, através de apresentações individuais ou coletivas. 
  
 “HAVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE, HÁ ENCONTRO, E A EDUCAÇÃO SÓ TEM SENTIDO NO ENCONTRO. A EDUCAÇÃO SÓ TEM SENTIDO NA “MUTUALIDADE”, NUMA RELAÇÃO EDUCADOR/EDUCANDO EM QUE HAJA RECIPROCIDADE, AMIZADE E RESPEITO MÚTUO” (FAZENDA, IVANI).












Nenhum comentário:

Postar um comentário