A 1ª Oficina - Respeitando às diferenças
O
projeto-ação Um Gestar em cada Escola é uma ação de intervenção que tem
por objetivo ajudar os alunos no desempenho escolar e estimular experiências em
sala de aula que orientem práticas pedagógicas motivadas pelas necessidades dos
estudantes, busca também, assistir os educadores no desenvolvimento da função
social da escola e dar melhores condições para que os alunos possam atingir o
nível de ensino adequado à sua realidade escolar.
A 1ª
oficina foi organizada pela Professora Hilmária Cerqueira, articuladora e
professora de Língua Portuguesa, a qual, apesar de focalizar a leitura e
produção de texto, priorizou a metodologia do trabalho interdisciplinar, envolvendo
a integração dos conteúdos, através de uma sequência didática que foi
desenvolvida pelos professores das diversas disciplinas.
Sequência
Didática
Objetivo
Debater
sobre algumas questões relacionadas ao preconceito;
Pesquisar
e conhecer a cultura indígena, abordando sua história, como a perda de terras e
a aproximação dos indígenas dos brasileiros “brancos”, a cultura alimentar, como
a produção dos alimentos, a saúde, como índice de mortalidade e de natalidade, a
cultura artística, entre outros assuntos relevantes que forem surgindo no
decorrer da conversa.
Explorar
alguns aspectos da linguagem do texto: formal e não formal;
Procedimentos
Três dias
antes
Solicitação
de gravuras de jornais ou revistas coerentes com os assuntos que serão tratados
durante a aula;
No dia da
aula
Exibição
dos vídeos “Cada um com o seu jeito” e “Na roça é diferente”.
Leitura
do trecho de uma novela infantil “Porã”, do gaúcho Antônio Carlos Hohlfeldt, jornalista,
professor e também autor de vários livros de literatura infantil e juvenil.
Mobilização
da turma ao debate, comentário ou reflexão acerca dos assuntos abordados nos
vídeos e no texto; intervenções do professor (a) direcionadas a coerência das interpretações
dos textos;
Produção,
orientada, de variados gêneros textuais, organizando-os em painéis;
Exibição
dos trabalhos finais, através de apresentações individuais ou coletivas.
“HAVENDO
A INTERDISCIPLINARIDADE, HÁ ENCONTRO, E A EDUCAÇÃO SÓ TEM SENTIDO NO ENCONTRO.
A EDUCAÇÃO SÓ TEM SENTIDO NA “MUTUALIDADE”, NUMA RELAÇÃO EDUCADOR/EDUCANDO EM
QUE HAJA RECIPROCIDADE, AMIZADE E RESPEITO MÚTUO” (FAZENDA, IVANI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário