domingo, 5 de maio de 2013

COMPARTILHANDO APRENDIZAGENS




Uma experiência significativa...
De setembro de 2012 a abril de 2013 os professoresCacilda (as), Braga Regis, Denivania Veloso Nonato dos Santos, Edinalva Estevan dos Santos, Eliana Bastos Brandão, Emerson Ferreira de Oliveira, Lucia Cardoso Navarro, Luciana Nunes Santos
Sônia Lucas da Silva Santos e Thelma Jussara Magalhães Saldanha realizaram e concluíram o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, oferecido gratuitamente pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC e executado pelo PRODEQUI/PCL/IP da Universidade de Brasília – UnB).
Como trabalho de conclusão do curso foi elaborado o PROJETO DE PREVENÇÃO DE USO DE DROGAS NA ESCOLA, elegendo A FAMÍLIA COMO REDE DE APOIO E SOLIDARIEDADE aos Jovens.

Os estudos disponíveis na Plataforma e nas indicações bibliográficas oferecidas pelo Curso mostram que o fenômeno moderno das drogas é produto da própria vida em sociedade, das rupturas nas relações afetivas e sociais e da desproteção de seus membros. Na perspectiva de desmistificar a realidade da repressão às drogas e oferecer alternativas de prevenção, os autores dos módulos nos possibilitou reflexões importantíssimas acerca do conhecimento e compreensão da política preventiva voltada para a formação de pessoas, trabalhando com projetos.
Nesse sentido, idealizar o Projeto de Prevenção de Uso de Drogas na Escola Estadual Professora Natália Vinhaes vislumbrou a família como rede de apoio e solidariedade e apresentou como justificativa a possibilidade de esta instituição desempenhar um papel relevante na provisão de cuidado informal com os seus membros.
As atividades serão dirigidas centralmente à transformação dos comportamentos, focando nos estilos de vida tanto das famílias como de seus jovens.
Considerando a finalização das atividades, as expectativas do grupo foram sintetizadas da seguinte forma:
 
CONCRETIZAÇÃO
Conquistas e ganhos obtidos
Desafios enfrentados
Perspectivas futuras de continuidade do projeto
PESSOAL

Fortalecimento dos laços afetivos com os alunos a ponto de solicitarem, à Secretaria Estadual de Educação a implantação do Ensino Médio a fim de finalizar seus estudos na escola preferida por eles.


A resistência de algumas pessoas por não se sentirem seguras o suficiente para abordar certos temas.


Que o Projeto possa realmente promover o resgate da autoridade familiar.
PROFISSIONAL

As experiências na Prática Pedagógica.
Desfazer incredulidade das pessoas que podemos contar como parceiras. Convencê-las de que estamos num caminho para dar certo.
Fortalecer, cada vez mais os vínculos afetivos: alunos, professores, funcionários, pais, comunidade, através da reflexão que incentivem auto-gestão e a transformação da pessoa-objeto em pessoa-sujeito. (Najmanovich, 1995: 19).

GRUPAL

Socialização das experiências com o grupo de trabalho.

No processo ensino e aprendizagem o professor e o aluno precisam está interligados em uma mesma linguagem educacional.
Que todos possam se envolver e desenvolver um trabalho sustentado pelo amor, confiança dedicação e esperança.
INSTITUCIONAL

Reconhecimento da função social da escola.


Resgate da cidadania da escola, destacando-a como uma instituição social.
Diálogo constante entre as duas instituições: família e escola.
COMUNITÁRIO

Oportunidade de participação ativa da comunidade

Reflexão sobre a própria escola no contexto, da escola que temos para a escola que queremos e a escola que é possível.
Envolvimento de todos os segmentos na discussão, elaboração e cumprimento dos contratos estabelecidos.















































“A vida é uma aprendizagem diária. Afasto-me do caos e sigo um simples pensamento: Quanto mais simples, melhor!” (Jose Saramago).

Nenhum comentário:

Postar um comentário