Uma experiência significativa...
De setembro de 2012 a abril de 2013 os professoresCacilda (as), Braga Regis, Denivania Veloso Nonato dos Santos, Edinalva Estevan dos Santos, Eliana Bastos Brandão, Emerson Ferreira de Oliveira, Lucia Cardoso Navarro, Luciana Nunes Santos
De setembro de 2012 a abril de 2013 os professoresCacilda (as), Braga Regis, Denivania Veloso Nonato dos Santos, Edinalva Estevan dos Santos, Eliana Bastos Brandão, Emerson Ferreira de Oliveira, Lucia Cardoso Navarro, Luciana Nunes Santos
Sônia Lucas da Silva Santos e Thelma Jussara
Magalhães Saldanha realizaram e concluíram o Curso de Prevenção do Uso de
Drogas para Educadores de Escolas Públicas, oferecido gratuitamente pela Secretaria
Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça em
parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC e
executado pelo PRODEQUI/PCL/IP da Universidade de Brasília – UnB).
Como trabalho de conclusão do curso foi
elaborado o PROJETO DE PREVENÇÃO DE USO
DE DROGAS NA ESCOLA, elegendo A FAMÍLIA COMO REDE DE APOIO E
SOLIDARIEDADE aos Jovens.
Os estudos disponíveis na
Plataforma e nas indicações bibliográficas oferecidas pelo Curso mostram que o
fenômeno moderno das drogas é produto da própria vida em sociedade, das
rupturas nas relações afetivas e sociais e da desproteção de seus membros. Na perspectiva
de desmistificar a realidade da repressão às drogas e oferecer alternativas de
prevenção, os autores dos módulos nos possibilitou reflexões importantíssimas
acerca do conhecimento e compreensão da política preventiva voltada para a
formação de pessoas, trabalhando com projetos.
Nesse sentido, idealizar o Projeto de
Prevenção de Uso de Drogas na Escola Estadual Professora Natália Vinhaes vislumbrou a família como rede de apoio e solidariedade e
apresentou como justificativa a possibilidade de esta instituição desempenhar
um papel relevante na provisão de cuidado informal com os seus membros.
As atividades serão dirigidas
centralmente à transformação dos comportamentos, focando nos estilos de vida tanto
das famílias como de seus jovens.
Considerando a
finalização das atividades, as expectativas do grupo foram sintetizadas da
seguinte forma:
CONCRETIZAÇÃO
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Conquistas e ganhos obtidos
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Desafios enfrentados
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Perspectivas futuras de
continuidade do projeto
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PESSOAL
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Fortalecimento
dos laços afetivos com os alunos a ponto de solicitarem, à Secretaria
Estadual de Educação a implantação do Ensino Médio a fim de finalizar seus
estudos na escola preferida por eles.
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A
resistência de algumas pessoas por não se sentirem seguras o suficiente para
abordar certos temas.
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Que o
Projeto possa realmente promover o resgate da autoridade familiar.
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PROFISSIONAL
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As
experiências na Prática Pedagógica.
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Desfazer
incredulidade das pessoas que podemos contar como parceiras. Convencê-las de
que estamos num caminho para dar certo.
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Fortalecer,
cada vez mais os vínculos afetivos: alunos, professores, funcionários, pais,
comunidade, através da reflexão que incentivem auto-gestão e a transformação
da pessoa-objeto em pessoa-sujeito. (Najmanovich, 1995: 19).
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GRUPAL
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Socialização
das experiências com o grupo de trabalho.
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No
processo ensino e aprendizagem o professor e o aluno precisam está
interligados em uma mesma linguagem educacional.
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Que todos
possam se envolver e desenvolver um trabalho sustentado pelo amor, confiança
dedicação e esperança.
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INSTITUCIONAL
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Reconhecimento
da função social da escola.
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Resgate
da cidadania da escola, destacando-a como uma instituição social.
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Diálogo
constante entre as duas instituições: família e escola.
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COMUNITÁRIO
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Oportunidade
de participação ativa da comunidade
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Reflexão
sobre a própria escola no contexto, da escola que temos para a escola que
queremos e a escola que é possível.
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Envolvimento
de todos os segmentos na discussão, elaboração e cumprimento dos contratos
estabelecidos.
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“A vida é uma aprendizagem diária. Afasto-me do caos e sigo um simples pensamento: Quanto mais simples, melhor!” (Jose Saramago).
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