domingo, 5 de maio de 2013

REUNIÃO DE PAIS



Senhores Pais e/ou Responsáveis,

Um novo estudo mostra que acompanhar o crescimento educacional da criança aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de ter problemas de comportamento.
Acompanhar a vida escolar não significa apenas cobrar. É muito mais do que isso. É estimular, ensinar, conversar, prestigiar, acompanhar e discutir. Nesse trabalho, a escola segue junto. A cobrança é a última ferramenta nessa parceria. E todo mundo só tem a ganhar.
Portanto, convidamos-lhe a comparecer à 1ª reunião de PAIS que ocorrerá no dia 18 de abril de 2013, a fim de firmarmos o compromisso de acompanhar e incentivar o desenvolvimento educacional de seu filho.

Cordialmente, 
Equipe de Gestão


Dinâmica para os pais:
Material necessário: balas com embalagens que abram dos dois lados
Entregue uma bala para cada pai/mãe ou responsável e peça para que abram apenas com uma mão.
Você verá que elas irão conseguir, mas só depois de um bom tempo e esforço.
Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família. Se a professora fizer o trabalho todo sozinho, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais fácil e eficiente.
A partir desse CONVITE encorajador, iniciamos para 2013, a parceria  com a família dos estudantes, cujos encontros se estenderam por oito dias com a opção de turno matutino ou vespertino e emitimos atestados de comparecimento, a fim de atender as especificidades daqueles pais e/ou responsáveis que utilizam como argumentos para a ausência, o trabalho ou a impossibilidade de se organizar devido aos limites dos prazos.
Os encontros foram dinamizados da seguinte maneira:

       Acolhimento (assinatura da lista de presença);
       Entrega do material da dinâmica;
       Dinâmica da BALA;
       Reflexão da dinâmica com a vida escolar do filho (a);
       Escrita da Pauta na lousa e discussão item a item:
Ø  Manual do aluno;
Ø  Convites;
Ø  Uniformes;
Ø  Livros didáticos;
Ø  Boletins de rendimento;
Ø  Normas disciplinares;
Ø  Acompanhamento Familiar (texto);
Ø  Avaliação;
Ø  Critérios utilizados á participação nos Projetos: MAIS EDUCAÇÃO, FACE, TAL, AVE, JERP, OLIMPIADA DE MATEMÁTICA, CIENCIA NA ESCOLA, ATIVIDADES DE
CAMPO;

Importante refletir...
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:

Família

• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola

• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

Fonte: Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário