Senhores Pais
e/ou Responsáveis,
Um novo estudo
mostra que acompanhar o crescimento educacional da criança aumenta suas
habilidades sociais e diminui a chance de ter problemas de comportamento.
Acompanhar a vida
escolar não significa apenas cobrar. É muito mais do que isso. É estimular,
ensinar, conversar, prestigiar, acompanhar e discutir. Nesse trabalho, a escola
segue junto. A cobrança é a última ferramenta nessa parceria. E todo mundo só
tem a ganhar.
Portanto, convidamos-lhe
a comparecer à 1ª reunião de PAIS que ocorrerá no dia 18 de abril de 2013,
a fim de firmarmos o compromisso de acompanhar e incentivar o desenvolvimento
educacional de seu filho.
Cordialmente,
Equipe de Gestão
Dinâmica para os pais:
Material necessário: balas com embalagens que abram dos dois lados
Entregue uma bala para cada pai/mãe ou responsável e peça para que abram
apenas com uma mão.
Você verá que elas irão conseguir, mas só depois de um bom tempo e
esforço.
Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a
mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família. Se a
professora fizer o trabalho todo sozinho, irá conseguir, mas demorará mais e
será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais
fácil e eficiente.
Os encontros foram dinamizados da seguinte maneira:
Acolhimento (assinatura da lista de presença);
Entrega do material da dinâmica;
Dinâmica da BALA;
Reflexão da dinâmica com a vida escolar do filho (a);
Escrita da Pauta na lousa e discussão item a item:
Ø Manual do aluno;
Ø Convites;
Ø Uniformes;
Ø Livros didáticos;
Ø Boletins de rendimento;
Ø Normas disciplinares;
Ø Acompanhamento Familiar
(texto);
Ø Avaliação;
Ø Critérios utilizados á
participação nos Projetos: MAIS EDUCAÇÃO, FACE, TAL, AVE, JERP, OLIMPIADA DE
MATEMÁTICA, CIENCIA NA ESCOLA, ATIVIDADES DE
CAMPO;
Importante refletir...
Importante refletir...
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental
que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma
direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma
deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa
conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família
quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno
respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios
devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como
sugestões seguem abaixo alguns deles: O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Família
• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança
da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados
problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na
questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas
reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades
apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.
Escola
• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
Escola
• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na
comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento
principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões
periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente
exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que
possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com
que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais,
esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato
entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha
professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de
forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
Fonte: Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário