domingo, 5 de maio de 2013

CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Atenção Professores (as), 
Permita-me contextualizar o Programa Mais Educação
A partir de 2013 o PME contemplará atividades específicas para jovens de 15 a 17 anos que ainda estejam no ensino fundamental. O objetivo é proporcionar a estes estudantes um espaço educativo para aprendizagens e convivência, e assegurar sua permanência para a conclusão com qualidade do Ensino Fundamental. 

Para garantir a efetividade do Programa Mais Educação e a conexão das atividades do PME ao projeto político pedagógico da escola, em 2013 o programa passará a ofertar às escolas urbanas sete Macrocampos, sendo eles: 1) Acompanhamento Pedagógico 2) Comunicação uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica 3) Cultura, Artes e Educação Patrimonial; 4) Educação Ambiental e Sociedade Sustentável; 5) Esporte e Lazer; 6) Educação em Direitos Humanos e 7) Promoção da Saúde. As atividades dos macrocampos que deixam de existir foram incorporadas aos atuais macrocampos. 

O Macrocampo Acompanhamento Pedagógico continua sendo obrigatório, agora com apenas uma atividade que contemplará as diferentes áreas do conhecimento envolvendo todas as atividades disponíveis anteriormente (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia e línguas estrangeiras). Essa atividade será denominada, Orientação de Estudos e Leitura e tem por objetivo a articulação entre o currículo estabelecido da escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME, ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores que atuam no PME. Assim esta atividade deverá ser realizada com duração de uma hora à uma hora e meia, diariamente, sendo mediada por um monitor orientador de estudos, que seja preferencialmente um estudante de graduação ou das Licenciaturas vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou estudantes de graduação com estágio supervisionado.

As atividades dos macrocampos “Educação em Direitos Humanos” e “Promoção da Saúde”, quando escolhidas, devem ser articuladas como temas transversais nas demais atividades selecionadas no PME, sobretudo nos Macrocampos de Comunicação uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica (ex. jornal, rádio escolar e etc) e Cultura, Artes e Educação Patrimonial (ex. teatro, dança e etc), considerando que a partir de agora, para estas duas atividades, serão disponibilizados recursos de custeio e capital para o desenvolvimento destas temáticas. A proposta é estimular nos estudantes a reflexão e o diálogo sobre seus direitos e responsabilidades enquanto protagonistas de uma sociedade livre, pluralista e inclusiva, a partir do contexto escolar e social no qual estão inseridos. 

Atividades 2013 - Neste novo desenho a escola deverá optar pela atividade Orientação de Estudos e Leitura (obrigatória) e mais 3 atividades correspondentes aos demais Macrocampos. Caso a escola queira a 5° atividade será obrigatoriamente a atividade: Esporte na Escola/ Atletismo e múltiplas vivências esportivas.

Jovens de 15 a 17 anos: Esta ação visa construir propostas de atividades com os jovens, que propiciem trabalhos integrados entre diferentes áreas de conhecimento tendo como objetivo principal o de orientar a criação de espaço para pensar seu projeto de vida desenvolvendo: AUTORIA e AUTONOMIA do grupo de estudantes. Além disso, espera-se que tais atividades permitam aos jovens lançar um olhar sobre suas trajetórias escolares, planejando e executando propostas de caráter investigativo, bem como de organização de ações que lhe permitam prosseguir em seus estudos e realizar aproximações com o mundo do trabalho. Para o desenvolvimento da proposta, serão disponibilizados: materiais pedagógicos de apoio; recursos de custeio e capital; ressarcimento de monitor tutor responsável por acompanhar este grupo de estudantes.
Assim, a aba “Jovens de 15 a 17 anos" será disponibilizada caso a escola opte pelo desenvolvimento desta atividade específica, devendo informar o número de estudantes participantes da ação.

Espaços PME: esta aba é de preenchimento obrigatório e destinado à inserção de fotos e arquivos que mostrem os diferentes espaços (dentro e fora da escola) onde ocorrem as atividades do Programa Mais Educação. No caso de escolas que já fizeram modificações em suas estruturas por meio de recursos do PME, é importante postar imagens que mostrem o antes e o depois.

Questionário Monitoramento Físico-Financeiro: esta aba é de preenchimento obrigatório. No item 1 - Recursos PDDE/Educação Integral da escola deverá especificar os recursos referentes as rubricas de custeio e capital a partir do saldo informado pelo FNDE.

Tramitação do Plano de Atendimento: Sua escola acaba de sair do status não iniciado para o status em cadastramento e permanecerá assim até o preenchimento de todas as abas do seu plano de atendimento. Após o término do preenchimento do plano é necessário que você abra a aba pendências para enviar o plano para a secretaria municipal/estadual. Basta clicar no botão, na lateral direita da tela, enviar para avaliação na secretaria municipal/estadual.

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