Atenção Professores (as),
Permita-me contextualizar o Programa Mais Educação
A partir de 2013 o PME contemplará atividades
específicas para jovens de 15 a 17 anos que ainda estejam no ensino
fundamental. O objetivo é proporcionar a estes estudantes um espaço educativo
para aprendizagens e convivência, e assegurar sua permanência para a conclusão
com qualidade do Ensino Fundamental.
Para garantir a efetividade do Programa Mais
Educação e a conexão das atividades do PME ao projeto político pedagógico da
escola, em 2013 o programa passará a ofertar às escolas urbanas sete
Macrocampos, sendo eles: 1) Acompanhamento Pedagógico 2) Comunicação uso de
Mídias, Cultura Digital e Tecnológica 3) Cultura, Artes e Educação Patrimonial;
4) Educação Ambiental e Sociedade Sustentável; 5) Esporte e Lazer; 6) Educação
em Direitos Humanos e 7) Promoção da Saúde. As atividades dos macrocampos que
deixam de existir foram incorporadas aos atuais macrocampos.
O Macrocampo Acompanhamento Pedagógico continua
sendo obrigatório, agora com apenas uma atividade que contemplará as diferentes
áreas do conhecimento envolvendo todas as atividades disponíveis anteriormente
(alfabetização, matemática, história, ciências, geografia e línguas
estrangeiras). Essa atividade será denominada, Orientação de Estudos e
Leitura e tem por objetivo a articulação entre o currículo estabelecido da
escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME, ensejando assim o
permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores que atuam no
PME. Assim esta atividade deverá ser realizada com duração de uma hora à uma
hora e meia, diariamente, sendo mediada por um monitor orientador de estudos,
que seja preferencialmente um estudante de graduação ou das Licenciaturas
vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência),
ou estudantes de graduação com estágio supervisionado.
As atividades dos macrocampos “Educação em
Direitos Humanos” e “Promoção da Saúde”, quando escolhidas, devem
ser articuladas como temas transversais nas demais atividades selecionadas no
PME, sobretudo nos Macrocampos de Comunicação uso de Mídias, Cultura Digital e
Tecnológica (ex. jornal, rádio escolar e etc) e Cultura, Artes e Educação
Patrimonial (ex. teatro, dança e etc), considerando que a partir de agora, para
estas duas atividades, serão disponibilizados recursos de custeio e capital
para o desenvolvimento destas temáticas. A proposta é estimular nos estudantes
a reflexão e o diálogo sobre seus direitos e responsabilidades enquanto
protagonistas de uma sociedade livre, pluralista e inclusiva, a partir do
contexto escolar e social no qual estão inseridos.
Atividades 2013 - Neste novo desenho a escola
deverá optar pela atividade Orientação de Estudos e Leitura (obrigatória) e
mais 3 atividades correspondentes aos demais Macrocampos. Caso a escola queira
a 5° atividade será obrigatoriamente a atividade: Esporte na Escola/ Atletismo
e múltiplas vivências esportivas.
Jovens de 15 a 17 anos: Esta ação
visa construir propostas de atividades com os jovens, que propiciem trabalhos
integrados entre diferentes áreas de conhecimento tendo como objetivo principal
o de orientar a criação de espaço para pensar seu projeto de vida
desenvolvendo: AUTORIA e AUTONOMIA do grupo de estudantes. Além disso,
espera-se que tais atividades permitam aos jovens lançar um olhar sobre suas
trajetórias escolares, planejando e executando propostas de caráter
investigativo, bem como de organização de ações que lhe permitam prosseguir em
seus estudos e realizar aproximações com o mundo do trabalho. Para o
desenvolvimento da proposta, serão disponibilizados: materiais pedagógicos de
apoio; recursos de custeio e capital; ressarcimento de monitor tutor
responsável por acompanhar este grupo de estudantes.
Assim, a aba “Jovens de 15 a 17
anos" será disponibilizada caso a escola opte pelo desenvolvimento desta
atividade específica, devendo informar o número de estudantes participantes
da ação.
Espaços PME: esta aba é de preenchimento
obrigatório e destinado à inserção de fotos e arquivos que mostrem os
diferentes espaços (dentro e fora da escola) onde ocorrem as atividades do
Programa Mais Educação. No caso de escolas que já fizeram modificações em suas
estruturas por meio de recursos do PME, é importante postar imagens que mostrem
o antes e o depois.
Questionário Monitoramento Físico-Financeiro: esta
aba é de preenchimento obrigatório. No item 1 - Recursos PDDE/Educação
Integral da escola deverá especificar os recursos referentes as rubricas de
custeio e capital a partir do saldo informado pelo FNDE.
Tramitação do Plano de Atendimento: Sua
escola acaba de sair do status não iniciado para o status em cadastramento e
permanecerá assim até o preenchimento de todas as abas do seu plano de
atendimento. Após o término do preenchimento do plano é necessário que você
abra a aba pendências para enviar o plano para a secretaria municipal/estadual.
Basta clicar no botão, na lateral direita da tela, enviar para avaliação na
secretaria municipal/estadual.
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